A AEDREHC foi criada em 1993 pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – IMREA HC FMUSP, que continua apoiando este trabalho de reabilitação com o objetivo de fomentar o esporte para a pessoa com deficiência física. Além de sediar a AEDREHC, o IMREA destina parte da renda obtida com Ensino e Pesquisa para apoio ao time de basquete.
Consolidado e reconhecido socialmente, o basquete em cadeiras de rodas da AEDREHC conta com dois times para competição: o da Primeira e o da Segunda Divisão, inclusive com jogadores que compõe a seleção brasileira. Além do esporte, a AEDREHC investe na formação de profissionais na área de saúde, conheça nossos cursos.
O IMREA, também mantém um setor de cartonagem, ligado a psicologia, que produz artesanato, agendas e objetos ornamentais, cuja renda é dirigida para manutenção da AEDREHC.
Em 3 de outubro de 2017, foi realizada uma celebração para comemorar a chegada do Barco-Dragão da Equipe Remama, conheça mais, importado da China, que fora patrocinado pela AEDREHC (Associação para Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas), na Raia da USP, em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com o movimento internacional de remo para mulheres com câncer de mama.