Histórico
No início de 2013, ao estudar exercício e câncer, a Dra. Christina May Moran de Brito, coordenadora médica do Serviço de Reabilitação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) se deparou com o movimento internacional de remo para mulheres com câncer de mama.
O movimento teve início no Canadá em 1996 e já tinha se alastrado para 12 países (entre eles, na época: Austrália, Itália, Nova Zelândia, Singapura, Polônia, Estados Unidos e Malásia), cadastrados na International Breast Cancer Paddlers Commission (IBCPC). Logo, idealizou incluir o Brasil nesta frente.
O Serviço de Reabilitação do ICESP da FMUSP já apresentava um programa de condicionamento físico supervisionado e a Raia da Universidade de São Paulo (USP) seria ideal para a prática. Fez contato com a Profa. Linamara Rizzo Battistella (Professora responsável pela Rede de Reabilitação da FMUSP, bem como a Rede de Reabilitação Lucy Montoro) e com o Prof. Carlos Bezerra de Albuquerque, Diretor do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), responsável pelas atividades da Raia da USP, e ambos prontamente abraçaram a ideia e o nome Remama.
Juntos, no final de maio de 2013, os três lançaram o Remama (foto 1). Foi adquirido um remoergômetro para o Centro de Reabilitação do ICESP (foto 2), para que as pacientes fizessem um preparo no Centro, sob orientação e supervisão dos profissionais de educação física, após liberação médica fisiátrica e, depois, seriam encaminhadas para os treinos na Raia (foto 3), inicialmente no barco-escola (foto 4) e depois nas embarcações da Raia.
O Remama foi idealizado tanto para incentivar a prática de exercícios a mulheres com câncer de mama, quanto para auxiliar a desmitificar a crença de que mulheres submetidas à cirurgia oncológica de mama não pudessem praticar esforços com o tronco e os membros superiores, e para chamar a atenção da importância da prática regular de atividade física para os indivíduos com câncer.
Iniciamos com 12 vagas, destinadas a mulheres com câncer de mama em seguimento no ICESP e, evoluímos, progressivamente, para as atuais 40 vagas. As pacientes são submetidas à avaliação médica fisiátrica, devem ter concluído a fase de tratamento ativo do câncer (cirurgia, quimioterapia e radioterapia) e estarem aptas para o programa de condicionamento físico.
Os treinos na Raia são coordenados pelo Prof. José Carlos Simon Farah, atual Diretor Técnico do CEPEUSP. Os treinos também são orientados pelo Prof. Christian Klausener. Nos primeiros dois anos, contaram também com a orientação do Prof. Ricardo Linares.
A atividade traz inúmeros benefícios, entre eles: melhora da capacidade física; da funcionalidade; da composição corpórea; da fadiga oncológica; dos transtornos do humor (como a depressão e a ansiedade); dos distúrbios do sono; do controle do linfedema, uma vez tratado e estabilizado; da participação social; ou seja; do estado de saúde e da qualidade de vida como um todo. Mais além, o convívio com as pares que enfrentaram desafios semelhantes tem um imenso valor.
Matérias e reportagens vinculadas sobre o Remama, ao longo do ano de seu lançamento »
No segundo semestre de 2013, recebemos, no Serviço de Reabilitação do ICESP, a representante do IBCPC na América Latina, Adriana Bartoli. Uma sobrevivente de câncer de mama, residente no Canadá, natural da Argentina. Ela trouxe para a nossa primeira integrante do Remama, Maria do Carmo Oliveira, a camiseta do primeiro time canadense (foto 6).
Desde 2013, nossa iniciativa tem recebido menções nos Newsletters da IBCPC (anexas).
Reportagem veiculada em 2014, pela TV Brasil:
http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/bloco/projeto-usa-remo-para-reabilitar- pacientes-com-cancer-de-mama?page=23
Em setembro de 2015, a Dra. Christina Brito foi ao Rio de Janeiro se encontrar com o Dr. Don McKenzie, médico pioneiro, responsável pelo início do movimento no Canadá, e médico da seleção canadense de remo que vinha se preparando para as Olimpíadas do ano seguinte no Brasil.
Matérias e reportagens em 2015 e 2016 »
Em outubro de 2016, ocorreu o primeiro evento de Remadoras Rosas noBrasil, em Santos, o KaOra (que significa “Vida” em um dialeto de uma tribonativa da Nova Zelândia – Maori), organizado pelo Fábio Paiva, comparticipação das Remadoras do Remama, de outras remadoras nacionais etambém internacionais (fotos 8 e 9).
Reportagem sobre o KAORA 2016 disponível em:
http://redeglobo.globo.com/sp/tvtribuna/noticia/2016/10/festival-kaora-dragon-boats-pelo-cancer-de-mama-chega-regiao.html
Em 2017, as integrantes do Remama passaram a treinar na Raia no barcodragão, e formaram a equipe Remama Dragão Rosa com 20 integrantes. Criaram o logo da equipe (foto 10), seu grito de guerra e contribuíram para a criação do folder do Remama (foto 11).
E o Grito de Guerra da Equipe Remama Dragão Rosa:
“Coragem; Ação; Guerreiras do Dragão… Rosaaa!”
Fizemos, então, uma parceria adicional com a Profa. Patrícia Chakur Brum da Escola de Educação Física e Esporte da USP, neste mesmo ano, e iniciamos um projeto de pesquisa, orientado por ela e co-orientado pela Dra. Christina Brito, comparando dois programas de exercícios físicos supervisionados (sendo um deles a prática do remo), além de um programa educativo. O pesquisador é o pós-graduando Raphael Ferreira.
REPORTAGENS E MATÉRIAS VARIADAS A PARTIR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017
2017
Em 3 de outubro de 2017, foi realizada uma celebração para comemorar a chegada do Barco-Dragão da Equipe, importado da China, que fora patrocinado pela AEDREHC (Associação para Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas), na Raia da USP (fotos 13 e 14).
2018
Em julho de 2018, as integrantes do Remama, participaram, pela primeira vez, do festival internacional do IBCPC, que ocorre a cada 4 anos, com a expectativa concretizada de 4000 participantes de todo o mundo nesta sua última edição. O festival foi realizado em Florença e foi a primeira vez que o Brasil foi representado (foto 15). Na ocasião do evento internacional da IBCPC, em julho de 2018, a Comissão Internacional já contava com 202 equipes de um total de 24 países, com duas equipes brasileiras: Remama Dragão Rosa e Canomama.
Nossa participação no site do evento:
http://www.florencebcs2018.org/it/teams/remama-dragao-rosa/
Reportagem e matérias veiculadas, nesta época:
Jornal O Estado de São Paulo de 23 de julho de 2018
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,programa-foca-a-vida-de-quem-sobreviveu-ao-cancer,70002411388
Site do ICESP
http://icesp.org.br/dentro-icesp/336-pacientes-do-icesp-participam-de-festival-internacional-de-remo
E, nos dias 19 e 20 de outubro de 2018, realizamos o nosso Festival (I Festival Paulista de Remadoras Rosas e III Festival KaOra), na Represa de Guarapiranga, no Yacht Club Paulista. O evento contou com a participação das equipes Remama Dragão Rosa e a equipe Remama Umauma e um 101 remadoras, sendo 47 remadoras rosas e 54 remadoras amigas rosas de cinco estados brasileiros (além de São Paulo, Paraná, Vitória, Alagoas e Brasília) e um total de cerca de 200 participantes. E entre as Remadoras Amigas Rosas, tivemos a participação de mulheres com deficiência visual.
Abaixo, informações e imagens do evento:
http://remadorasrosas.cti.org.br/ – site do evento
https://www.cti.org.br/site/remadoras-rosas-uniao-pela-celebracao-da-vida-e-combate-ao-cancer-de-mama/
Vídeo do evento:
https://www.youtube.com/watch?v=naH-wMF3rKce
Matérias e reportagens:
https://alohaspiritclub.com.br/2018/10/02/i-festival-paulista-de-remadoras-rosas/
https://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/corpo-em-acao/noticia/fabio-paiva-comenta-sobre-o-festival-kaora-realizado-no-yacht-club-paulista.ghtml
Em 27 de outubro de 2018, integrantes do Remama desfilaram no Programa Altas Horas da Rede Globo – o Serviço de Humanização do ICESP fez uma parceria com a Faculdade de Moda Santa Marcelina e as integrantes desfilaram os modelos criados e contaram um pouco das suas histórias:
https://globoplay.globo.com/v/7120119/
Em 16 de novembro de 2018, o Remama no Programa Bem Estar da TV Globo:
https://globoplay.globo.com/v/7165952/programa/
2019
Fevereiro
04/02/19
Na edição de 2019 do World Cancer Day, participamos com relatos da história da equipe e de remadoras https://www.worldcancerday.org/pt-br/story/equipe-remama-brazil
https://youtu.be/aXCDydO-b9c e em nosso Instagram e Facebook, com vídeos e material informativo. https://www.instagram.com/p/B8EYBQ7nzXx/
https://www.facebook.com/EquipeRemamaDragaoRosa/
Outubro
13/10/19
II Festival Paulista de Remadoras Rosas (na Raia da USP): organização e participação
Fotos em https://www.facebook.com/RemadorasRosasdoRemama/photos/pcb.443893746240778/443891402907679/
Vídeo relatando o histórico do Remama, gravado no evento (por Tais Caldas – canal @Círculo Feminino):
https://www.facebook.com/EquipeRemamaDragaoRosa/videos/2107840506022280/
17/10/19
Matéria no Bom Dia SP da TV Globo
Dezembro
Matéria no Domingo Espetacular da TV Record em 29/12/19
2020
Janeiro
28/01/20
07h00 – Gravação para o Globo Repórter (matéria acabou não indo para o ar em decorrência da pandemia)
Fevereiro
04/02/20
Participação nas redes sociais no World Cancer Day – Dia Mundial de Combate ao Câncer, evento organizado pela UICC – União Internacional para Controle do Câncer – (a maior e mais antiga organização internacional contra o câncer dedicada a convocar, gerar recursos e defender iniciativas que unam a comunidade afetada pelo câncer a fim de reduzir o impacto global da doença, promover uma maior igualdade e integrar o controle do câncer na agenda mundial da saúde e do desenvolvimento). Extraído de https://www.worldcancerday.org/pt-br/nossa-historia
Março
06/03/20
Participação nas redes sociais no World Lymphedema Day – Dia Mundial de Combate ao Linfedema, organizado pela Lymphatic Network , que celebra desde 2016 este dia com a finalidade de promover conscientização e prevenção, além de outras medidas políticas pró-saúde.
Aqui, nossa participação de 2020: https://youtu.be/qLehocjmj0s, https://youtu.be/HuMrGoCxeUc
Na semana seguinte, veio o protocolo por conta da pandemia…
Tempos de pandemia…
Maio
Em Maio, já havia proposta para os treinos online, que foram aperfeiçoados até chegar no formato atual e foi feito um vídeo em atividade online
https://www.instagram.com/p/CAF0H0LHW3Z/
Junho
11/06/20
Recebemos um convite da Equipe Pink Warriors, Panamá, para participação de treinos online com equipes da Am. Latina e Central.
24/06/20
Seminário Dragon Boat Rosa (Via Zoom)
Foram 5 dias de 1h30, com Adriana Bartoli (ex-representante do IBCPC para a América Latina) e outras coachs canadenses.
Nossa equipe de remadoras foi representada por Etsuko, Carmen e Solange Paixão.
Setembro
Acompanhamento via questionário para pesquisa da EEFE
Citação no Instagram do Portal da Canoagem
Participação na Clínica de Dragon Boat, para Timoneiro e drummer, organizado por Adriana Bartoli (Via Zoom)
5 dias com 1h30 diários – nossa equipe foi representada por Nadja e Juana
Outubro
Nossas remadoras foram desafiadas a gravar vídeos com seus relatos e foram postados em nossas redes sociais.
15/10/20
Webinar: Câncer de Mama: da Prevenção à Reabilitação. Bate-papo mediado pela Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, Professora Titular de Fisiatria, Medicina Física e Reabilitação da FMUSP mediará um bate-papo com a coordenadora médica do Serviço de Reabilitação do Icesp, Profa. Dra. Christina May Moran de Brito e a médica responsável do Grupo de Oncologia Mamária do Icesp, Laura Testa. Também participaram da conversa a oncologista do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Marina Sahade, a Profa. Dra. Patrícia Brum, da Escola de Educação Física e Esporte da USP e as remadoras do Programa Remama, Denise Reis e Etsuko Saizaki.
https://www.facebook.com/RemadorasRosasdoRemama/photos/a.291685048128316/683279342302216/
17/10/20
Participação no programa de rádio BANDNEWS EM FORMA de Renata Veneri e Camila Hirsch, com Ana Macedo e Denise Chagas.
18/10/20
Participação na campanha de prevenção do câncer de mama para a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com as remadoras Juana e Luzia.
https://twitter.com/governosp/status/1317208699199311872
e https://twitter.com/governosp/status/1317857974975561729
19/10/20
Matéria de Ivanir Ferreira para a Revista Navegue pelo Brasil – Edição Especial Remadoras Rosas – @portaldacanoagem
23/10/20 – XIII Jornada de Psicologia da Saúde, Psicossomática e Psico-Oncologia dos Laboratórios Chronos e Sucor
Conferência: Assistência Multidisciplinar no cuidado do paciente com câncer de mama em tempos de COVID-19
Palestrante: Profa. Dra. Christina May Moran de Brito.
Mesa Redonda: Impacto do afastamento social na assistência ao paciente oncológico
Dra. Elisa Parahyba Campos Rodrigues, Denise Chagas e Marilene Silva.
Dezembro
Recebemos o “Selo de Direitos Humanos e Diversidade”, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo na cidade de São Paulo, na categoria “Mulheres”.
Prêmio compartilhado: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Rede Lucy Montoro, CEPEUSP, Escola de Educação Física e Esporte – USP, Aedrehc.
https://www.facebook.com/RemadorasRosasdoRemama/photos/a.291685048128316/727288171234666/
2021
Março
06/03/21
World Lymphedema Day (06/03)
https://www.instagram.com/p/CMFMd_VHkJe/ – Dra. Christina Brito
https://www.instagram.com/p/CMFVLyXH6lA / – Dra. Patricia Brum
https://www.instagram.com/p/CMFbwYZHY8l/ – Prof. Christian Klausener
Maio
27/05/21 – Celebração online dos 8 anos do Programa Remama
https://www.facebook.com/RemadorasRosasdoRemama/photos/pcb.830379190925563/830375517592597
Julho
Atividades seguem online, duas vezes por semana…
Relação de Remadoras Rosas do Programa Remama
O programa já contou com 76 participantes ao longo dos seus oito anos de vida. Atualmente, encontra-se com 49 integrantes ativas.
Confira a relação de Remadoras Ativas no Programa (novembro/2022):
- Ana Celsa de Macedo
- Ana Maria Mezejewsky
- Arlete Mendes de Andrade
- Bete Santana Costa (Nilzabete)
- Camila Lima Jacinto
- Carmen Lucia Mazzei D’Agostino
- Daniela Chaves do Nascimento
- Débora Procópio Sales
- Denise Reis Chagas
- Dulce Ramos Fidalgo Maran
- Dulce Soares
- Eliene dos Santos Alves Virardi
- Etsuko Takaoka Saizaki
- Filomena Aparecida da Silva
- Geani de Faria
- Gilmere Aparecida de Valões
- Josefa Maria Barbosa de Almeida
- Juana Maria Huisa Martinez
- Lúcia Maria Alves Torezan
- Luzia Vanilde Aparecida da Silva
- Maria de Lourdes Apolônio de Souza
- Maria de Lourdes de Moura
- Maria Lúcia Porfírio da Silva
- Maria Lúcia Tokue Ito
- Marinalva Farias
- Marilene da Silva
- Milaide Cristina Moreno
- Miriam Santos Ramos
- Mirtes Aparecida de Brito
- Nadja D’Arc Bezerra Cavalcanti
- Nanci Lima Bernardino Nogueira
- Patricia Correia da Silva Souza
- Rita de Cássia Bernardo Mendonça
- Rita Quitéria Alves da Silva
- Rosa Barros (Maria Rosa da Silva Barros)
- Rosângela Marques Rodriguez Roman
- Roseli Oliveira do Nascimento Vale
- Rosineide Santos Alves
- Rute Aparecida Pinto Lúcio
- Rute dos Santos Criado
- Sandra Valéria Racovisk
- Silvia Cristina Freire
- Solange Paixão do Nascimento
- Sueli de Fátima Costa Santos
- Tania Regina Graziano Machado Dutra de Moraes Euclydes da Costa
- Tereza Vicenzia
- Valdenice Aparecida Biassi de Barros
- Vercina Rodrigues
- Vilma Conceição dos Santos